O que precisa de saber sobre a manutenção do ar condicionado do seu carro
Manter o ar condicionado do carro em bom estado é essencial para garantir o seu conforto e a segurança durante a viagem, assim como é aconselhável realizar a manutenção do sistema, (principalmente) antes do início das estações mais quentes. Em dias de calor, o AC é a melhor solução contra as altas temperaturas, permite controlar a temperatura no interior do automóvel, assegurando o conforto dos ocupantes.
No entanto, há um conjunto de cuidados a ter com este equipamento para conseguir tirar o máximo proveito desta tecnologia de forma segura.
Cuidados com o filtro
Com o passar do tempo e a utilização mais frequente, é normal que o filtro do habitáculo se comesse a danificar, fique sujo e deixe de funcionar corretamente. Nesta situação o mais habitual é o AC deixar de emitir frio ou, até, começar a sentir-se um cheiro desagradável no interior do carro. Isto pode ocorrer devido à acumulação de fungos, bactérias e ácaros no filtro do ar condicionado. Algo que evidencia que o filtro do ar condicionado deve ser trocado.
Reponha o líquido refrigerante
Outra das consequências da utilização frequente do ar condicionado é a fuga de gás do sistema. É, por isso, muito importante que verifique os níveis do gás do ar condicionado a cada vinte mil quilómetros.
Dicas essenciais para uma boa utilização do Ar Condicionado
Fique a conhecer as melhores práticas para obter o máximo rendimento deste equipamento:
Chega ao carro e o carro está extremamente quente, resista à tentação de ligar imediatamente o AC. A melhor forma de refrigerar o habitáculo nesta situação é abrir as janelas e deixar que o ar circule. Arranque com os vidros abertos e verá que escassos minutos depois, o ambiente está mais fresco. Se necessário, então, feche as janelas e ligue o ar condicionado.
- Diferenças de temperatura
A fórmula de utilização do AC passa por garantir uma diferença de 5°C entre a temperatura exterior e a interior do carro, no entanto, num dia com 35°C à sombra é difícil cumprir esta norma. No entanto, quinze minutos antes de chegar ao seu destino, aumente a temperatura ou desligue o ar condicionado para que o choque térmico seja menor ao sair do carro.
É desaconselhável, sobretudo em dias de muito calor, circular com o AC no máximo. Quando sair do carro o choque térmico pode conduzir a irritações nos olhos e nariz.
Mesmo em dias que não peçam a sua utilização, ligue o AC mais ou menos uma vez por semana, este hábito impedirá que as tubagens e compressor fiquem ressequidos.
Até 31 de maio de 2023 temos para si a campanha de Primavera com carregamento de AC, conheça aqui , siga-nos nas redes sociais ou contate-nos.
Em caso de dúvida deixe-nos o seu pedido e nós contactamos temos uma equipa dedicada que lhe dará toda a informação .