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Como fazer a manutenção de um carro em tempos de COVI-19

 

 

Com este cenário de pandemia e a necessidade de Recolhimento obrigatório que impera no país, os carros ficam parados nas garagens.  Agora que terá o carro parado por mais tempo, há algumas recomendações para mantê-lo a funcionar bem quando voltar a pegar nele.

 

Pneus, escovas, travões, combustível ou bateria sofrem desgaste em qualquer carro, mesmo se estiver parado. Com o estado de emergência devido à covid-19, que leva a que as pessoas estejam mais em casa, também os carros ficam parados e por um período de tempo que pode ser longo.

Convém que a manutenção dos veículos seja feita. Há recomendações gerais tais como limpar o interior da viatura, manter uma boa pressão dos pneus e o depósito com pouco combustível, dar uma volta com o carro para funcionar e mudar de lugar de estacionamento são algumas das recomendações.

Mesmo com o carro sem andar, não se esqueça de pagar o seguro e fique descansado que a inspeção obrigatória teve uma prorrogação do prazo. Caso tivesse de inspecionar o carro entre 13 de março e 30 de junho de 2020, terá cinco meses, a contar da data da matrícula, para fazer a inspeção.

 

Alivie os travões

Há sempre oxidação sobre os sistemas de travagem, que afeta, em grande parte, os veículos parados por longos períodos. No geral, os primeiros metros e as primeiras travagens conseguem recuperar os sistemas.

O travão de mão também sofre com as paragens longas, aumentando o efeito da oxidação nas zonas de contacto permanente e na tensão do cabo do travão. O ideal seria deixar o carro destravado para evitar danos maiores. Poupa os travões e o sistema de travão de mão.

Se optar por destravar o carro, garanta que o veículo fica estacionado numa zona plana e, mesmo assim, não se esqueça de colocar calços em todos os pneus.

 

Cuide da bateria

Antes, desligava-se a bateria quando o veículo ficava imobilizado por períodos longos. Esta prática não é recomendada atualmente porque os carros têm vários circuitos em constante consumo. Mesmo que muito baixos, estão sempre a drenar a bateria. A técnica de desligar a bateria cria o problema da desprogramação ou do impedimento de funcionamento de algumas das funções do veículo: alarme, localizadores, código do rádio, abertura de portas, entre outras.

Caso opte por desligar a bateria, garanta que tem os códigos de ativação das funções, as portas todas fechadas (à exceção da do condutor) e que o risco de roubo é baixo.

O recomendado para manter a bateria a funcionar e combater a maior parte dos males, sobretudo para veículos que ficam estacionados na rua, seria dar uma pequena volta de manutenção uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. De preferência, percorrer cerca de 5 km. Mesmo que seja uma volta ao quarteirão, já seria razoável.

Durante a volta de manutenção, ligue o ar condicionado para trabalhar um pouco.

 

Como fazer a manutenção de um carro em tempos de COVI-19

 

Filtros dos carros a diesel

Para cumprirem a norma europeia Euro 5, em vigor desde 2009, os motores a gasóleo (diesel) têm filtros de partículas que têm de ser limpos ao fim de 400 ou 500 quilómetros. Nos casos em que a limpeza ou regeneração dos filtros é automática, sem intervenção do condutor, a mesma ocorre quando o carro circula a uma velocidade mínima de 80 km/h e, pelo menos, durante 45 minutos. É a chamada regeneração passiva.

Quando este tipo de regeneração não é possível, recorre-se à regeneração ativa, ou seja, aquela em que o carro aumenta sozinho o rolanti do motor para aumentar a temperatura no filtro de partículas e, dessa forma, forçar a regeneração do filtro de partículas. Para este tipo de regeneração o carro também tem de estar em movimento a uma velocidade de 65 km/hora um certo período. Normalmente, aparece um aviso de regeneração no tabliê e deve circular até esse aviso se apagar, que pode ser durante 15 minutos.

Com o estado de emergência ativo, as deslocações estão limitadas e os percursos mais curtos e os filtros dos carros a diesel podem necessitar de regenerar mais frequentemente. Quando possível, aproveite as deslocações que terá mesmo de fazer (supermercado, farmácia ou apoiar alguém) para circular em vias rápidas.

 

Evite que as escovas limpa-vidros se colem

Pode levantar os limpa para-brisas para evitar que a borracha das escovas se cole ao vidro e se deforme. Se não for conveniente deixar as escovas levantadas, coloque um pano que cubra toda a escova e, assim, encoste-a ao para-brisas.

 

Acima de tudo mantenha-se em casa seguro e caso necessite, terá a sua equipa Auto Sertório pronta para ajudar agora com serviço de Car Picking. 

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