O que é a Correia de Distribuição?
A correia de distribuição é a peça responsável por sincronizar os movimentos de todos os componentes móveis do motor de um automóvel, é feita normalmente de borracha reforçada, que permite que haja uma redução de ruído e dos custos de fabrico inerentes.
É constituída pelo tensor da correia de distribuição e por uma bomba de água.
Quando deve ser mudada ?
Normalmente, a mudança da correia de distribuição deve ser feita a cada 100 000 / 120 000 quilómetros percorridos, no entanto se não conduzir com muita frequência, a quilometragem deixa de ser o seu indicador de referência. Nestes casos, pode considerar mudar de 5 em 5 anos. Se ocorrer alguma fuga de óleo do motor pelo retentor da cambota ou líquido de refrigeração pela bomba de água, poderá ser necessária a sua prematura substituição.
Contudo, verifique sempre as instruções do fabricante, uma vez que cada caso é um caso e pode haver instruções ligeiramente diferentes consoante a marca e o modelo da viatura.
Sinais de que está na altura de mudar a correia de distribuição
Se comprou recentemente um carro usado e se não conhece muito bem o histórico da mudança da sua correia de distribuição, ou se não tem a certeza se já está na altura de fazer a mudança ao seu carro, saiba que existem sinais que, normalmente, nos dizem quando está na hora. São eles:
- / Marcas físicas evidentes na correia: falamos de desgaste visível ou de fissuras nas partes dentadas;
- / Ruído anormal no motor;
- / Derrames de óleo;
- / Vibrações anormais provenientes do motor;
- / Dificuldade no arranque e falhas na ignição;
Assim, em caso de dúvida, esteja atento a estes sinais e não hesite em contactar-nos ou a fazer a sua marcação aqui.
O que acontece caso a correia parta?
As consequências para o motor poderão ser extremamente graves. A quebra da correia cria uma dessincronização de todo o sistema de distribuição o que resulta na torção das válvulas e eventual empeno das árvores de cames.
Uma correia de distribuição montada incorretamente danifica o motor. A bomba de água, a tensão e as polias devem ser trocadas ao mesmo tempo. Além do conhecimento especializado, também são necessárias ferramentas especiais. A substituição deve, portanto, ser realizada por um especialista.
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